O amor Lacan, últimas pontuações – em BSB, abril de 2010

Publicado: domingo, 24 janeiro, 2010 em amor, Brasília, comportamento, desejo, escola de psicanálise, estudo, evento, Freud, inconsciente, Lacan, lacaniano(a), psicanalista, psicanálise, sujeito

O amor Lacan, últimas pontuações

O anúncio da morte de Deus por Nietzsche foi recebido com uma ingenuidade que confunde, como se nenhuma questão referente a esse nome de Deus não se colocasse a mais ninguém. Foram conclusões precipitadas… Nietzsche retomou de Heine o anúncio dessa morte e soube fazer de Kant, que antropologizou Deus, seu efetivo “matador”. No entanto, suas observações sobre a fragilidade do Deus moral Kantiano, longe de terminar na ausência, a partir daí, de todo Deus, abriram a via para uma outra experiência do divino e do amor. Alguns, depois dele, foram e são advertidos de que o paganismo, essa invenção cristã, não ordena nada. E, dentre eles, Jacques Lacan.

                Ficaremos, a partir disso, menos surpresos que Lacan, uma vez ultrapassados seus setenta anos, tenha se dedicado a demarcar do amor divino este “amor Lacan”, como eu o chamo, que ele anseia fazer florescer e que não se opõe à condução a seu termo de cada análise. Propõe-se estudar como ele se empenhou nisso e precisar, assim, quais foram as consequências para a análise. De qual figura do amor se trata?

                Em contrapartida, nos surpreendemos ainda que seu discurso, longe de se contentar em ser descritivo, se faça prescritivo, pois, se sua proposição de 11 de junho de 1974 sobre o amor não reteve, pelo que se sabe, a atenção, não há nenhuma razão de julgá-la menos importante do que aquelas que ele fez em 1964 sobre a escola e, alguns anos mais tarde, sobre a análise didática. Tentaremos também remediar essa negligência.

 

Jean Allouch

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s